NÃO, usar capacete NÃO É FRESCURA!
Veja bem, o capacete pode ser feio, desengonçado, pode incomodar um pouco quando não se tem costume de usar, mas ele é FUNDAMENTAL para a segurança do ciclista em suas atividades diárias de treinamento e passeios.
É ele quem protege o que você tem de mais importante, que é o cérebro, o órgão que comanda todos os outros do corpo humano. Se o coração parar, der algum tipo de problema, ainda existe a possibilidade de um transplante, mas se o cérebro parar você morre e pronto. Simples assim.
E se hoje falo assim do capacete é porque já vi sua eficácia. Já quebrei um capacete em um tombo, e que bom que ele estava lá pra quebrar, senão teria quebrado outra coisa, não é mesmo?
Muita gente questiona, ah, mas é feito de espuma… Sim, é feito de espuma para ser leve, ou você gostaria de ter uma bike super leve, de 11kg ou menos, e um capacete que pese 2kg? A mesma tecnologia usada na sua bike para você pedalar rápido e com segurança, é aplicada aos capacetes atuais para que sejam leves e resistentes. Afinal somos “tarados” por tirar peso da bike e de nós mesmos, quando possível, objetivando melhor performance na hora dos pedais, não é?
Seja um pedal de treinamento, uma corrida ou simplesmente um pedal com a galera “de boa”, nunca deixe de usar equipamento de segurança, e o capacete é o principal. Luvas também são uma ótima opção de segurança, pois evitam que o suor do corpo faça sua mão escorregar, e assim mantém seu controle sobre a bike.


Lembre-se, segurança é primordial, sempre use capacete, pois o acaso não avisa quando o acidente irá acontecer, e nós não somos tão bons quanto achamos que somos.