Dicas para manutenção após pedal na chuva

  • por
É tempo de chuva
Pedal em dias chuvosos requer atenção redobrada e manutenção da bike pós-chuva
Pedalar na chuva faz parte da vida sobre duas rodas. Não se pode negar que é bem gostoso, no meio do pedal, pegar aquela chuva boa. Lava a alma!
Além disso, com a vestimenta e os equipamentos certos, essa atividade pode ser mais divertida do que se imagina, apesar de precisar de atenção redobrada. Deve se ter essa atenção especial durante e após o pedal.
Por mais que uma mountain bike seja projetada, também, para rodar em terreno com lama, isso não quer dizer que possa deixar a lama acumulada na bike, pois pode ser bastante prejudicial à bicicleta. Composta por terra, água e areia, ela pode não só riscar a pintura, como também penetrar nos melhores selantes, contaminando rolamentos, pivôs e corrente, com umidade e partículas, receita certa para estragar toda a engrenagem.
Embora exista possibilidade de instalação de para-lamas para impedir que você e sua bicicleta fiquem completamente sujos, é bem provável que, mesmo assim, sua bike precise de uma “manutençãozinha” básica após uma pedalada na chuva, para evitar que estragos maiores surjam com o tempo.

Confira algumas dicas de cuidados com sua bicicleta após um pedal na chuva

  • Assim que voltar do pedal, passe uma água na bicicleta para retirar a sujeira. É importante limpar principalmente a superfície dos aros, os discos de freio e os componentes da relação;
  • Lave com água, sem pressão direta nos rolamentos (movimento central, roda, caixa de direção);
  • Enxague a corrente da bike para remover sujeiras. Você pode limpá-la com uma escova apropriada. Depois é só reaplicar o lubrificante;
  • Após pedalar na chuva, procure sempre levar a sua bike para uma revisão. Se não for possível levar a bike para revisão, você pode tentar amenizar os danos com algumas medidas. Uma delas é retirar o quanto antes o canote de selim e virar a bicicleta de cabeça para baixo. Isso fará com que a água que penetrou pelo canote escorra, sem causar danos ao movimento central;
  • Outro cuidado que você pode realizar em casa é observar se há imperfeições ou detritos nas pastilhas de freio, pois a chuva colabora para o desgaste. Observe também se não é o caso de substituí-las;

ATENÇÃO: todas essas dicas são medidas de emergênciaO ideal é que a sua bike passe pela revisão em uma oficina especializada.

LEMBRE-SE: A limpeza da bike é também uma manutenção preventiva, haja vista que a sujeira reduz de forma considerável a vida útil das peças. Além disso, manter limpa a bicicleta colabora na identificação de falhas mecânicas de maneira mais rápida, barrando possíveis danos e até mesmo prevenindo acidentes.



Fontes pesquisadas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *