O que você calça na sua bike?

  • por

Você já parou pra pensar em qual pneu se encaixa melhor nas suas pedaladas? No custo benefício do pneu que está usando? Esse é um fator que pode fazer toda a diferença no seu passeio ou prova.

Tenho visto por aí muitas pessoas comprando pneu por “modismo”, porque o fulano usa, ou porque ciclano falou que é bom, mas pare e pense: você fará a mesma utilização do seu amigo?
Se você gosta mais de estradão, não é um ciclista arrojado, que se joga nas curvas, descendo alucinado, talvez um pneu com cravos grossos não vai ser o ideal pra você, pois é um pneu que agarra mais no solo, aumentando o atrito e deixando sua bike mais “agarrada” ao solo, dificultando a rolagem. Prefira pneus com cravos mais baixos e juntos, para que o pneu te dê mais “rolagem”, e auxilie no desenvolvimento de sua pedalada.
No outro prisma, se sua praia é cross country, você é kamikaze e se joga mesmo, procure se calçar com pneus de cravos altos, mais espaçados, que te darão mais confiança e aderência, tanto nos momentos de descidas insanas quanto naquelas subidas com terra solta, lodo e tudo mais, pois você terá mais chance de vencê-las tendo mais atrito com o solo.
Existem pneus “meio termo” que prometem atender as duas vertentes, mas lembre-se que eles não serão ideais em condições extremas de nenhuma das situações descritas acima.
Cuidado também na hora de escolher o pneu com o fator peso. Nem sempre o mais leve é o melhor, pois ele pode ser muito sensível a furos, tanto na banda de rolagem quanto nas laterais, e aí o benefício do baixo peso se perder nesse momento, te deixando “na mão” no meio do role.
Outra questão importante em relação a furos é a utilização ou não de Tubless, que abordaremos em outra oportunidade.
Pneus muito largos são ótimos para Cross Country, mas para cicloviagens e estradões recomendo pneus medianos, máximo 2.1 de largura, pois a bike vai ficar mais solta, e depois de três dígitos de pedal esse peso extra do pneu vai cobrar caro…
No mais, procure informações de pneus que atendam as suas necessidades e bora pedalar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *