Pedalar sozinho é complicado, principalmente quando resolvemos ir muito além de nossa cidade. Mas se não conseguimos companheiro para nossa aventura o que fazer então, desistir ou nos arriscar?
Você tem duas boas opções de “companhia” que podem diminuir o risco de uma aventura desse porte, que são os “acompanhantes virtuais” – Strava Beacon – e – Wikiloc Monitoramento ao Vivo -, dois aplicativos de celular para monitoramento de atividades, que enviam sua localização em tempo real para pessoas pré-determinadas por você.
Os dois são para assinantes, na versão gratuita não é possível utilizá-los, mas vale a pena, principalmente o Wikiloc, que é bem mais em conta, e em minha opinião mais confiável. Lembrando que para usar qualquer um dos dois você terá que, obrigatoriamente, estar com acesso à internet, e por isso deverá ter em seu celular um chip que tenha uma ótima cobertura na região em que pedala. Aqui na região o melhor para isso é o da VIVO, mas em outras regiões podem ser outros, procure verificar qual o melhor pra você.
A utilização dos dois é bem simples, ao começar a gravar sua atividade no aplicativo, clique no ícone referente ao serviço (Monitoramento ao Vivo no caso do Wikiloc) e será dado a você as opções de para quem serão enviados os dados de sua localização, via whatsapp, facebook, etc.
Ao receber o link do aplicativo, a pessoa ao clicar será direcionada a uma página do navegador de internet, que mostrará um mapa de sua atividade com a sua localização mais atual, ou seja, até o último momento em que você esteve online. Caso você volte a uma área com cobertura de sinal, o aplicativo,automaticamente, atualiza sua posição e, assim, as pessoas poderão “seguir” você e saberão onde você está, o que é ideal em caso de alguma situação inesperada.
Quando fiz meu 200tão de 2017, por exemplo, um pedal solo de Cataguases a Juiz de Fora, durante os 240 km de ida e volta, foram 14 pessoas me “acompanhando” no trajeto, via Wikiloc, o que dava mais segurança e, porque não, até um pouco de motivação, por saber que havia pessoas interessadas em acompanhar minha viagem.
É isso, não deixe de se aventurar por estar sozinho, mas busque formas de ter um pouco mais de segurança em suas viagens solo, pois nossos familiares e amigos ficam mais tranquilos também tendo ideia de onde estamos.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.