Tubeless é realmente para você?
Um dos assuntos mais relevantes nas rodas de ciclismo hoje em dia é o uso ou não do Tubeless, aquela tecnologia na qual trocamos nossas câmaras de ar tradicionais por um sistema blindado usando o bico apropriado, o pneu TLR e o aro de sua bike, proporcionando menor peso, melhor conforto e mais aderência.
Antes de usar o Tubeless, é bom pensarmos em alguns pontos, para definirmos se vale a pena usar ou não. Particularmente falando, o conforto da bike aumenta, mesmo que você mantenha a mesma pressão nos pneus, e a vantagem de “não furar o pneu” são atrativos que pesam bastante.
Mas para tomar uma decisão é bom pensar em vários pontos, entre eles cito alguns abaixo:
– A manutenção é obrigatória pelo menos de 2 em 2 meses, repondo o líquido que se evapora ou solidifica com o tempo;
– Se você pedala menos de 3 vezes por semana a possibilidade do líquido selante se solidificar aumenta consideravelmente;
– Caso você pegue uma pedra e o pneu corte profundamente, para retirar o pneu e colocar uma câmara reserva, o trabalho pode ser bem estressante;
Não estou aqui preocupado com detalhes técnicos que vão polemizar para A ou para B, mas somente fazendo colocações a respeito de qual a vantagem de usar ou não em uma opinião pessoal, baseado em minhas experiências. Uso o Tubeless desde 2018 quando participei de algumas competições e aí achei vantagem usar, mas para quem só pedala para diversão, dependendo de que tipo de pedal faz e de qual o objetivo, esse pode ser um dinheiro que talvez não seja bem aplicado para o seu pedal. Num pedal tipo passeio, às vezes, até um furo de pneu se transforma em resenha para um social após o pedal, e muitas histórias engraçadas podem vir daí.
Se pretende competir e/ou participar de pedais com longas quilometragens, aconselho o uso, pois a possibilidade de furos sendo diminuída a quase zero é uma vantagem tremenda. Afinal um furo pode ser a diferença entre ganhar ou não a prova.
Sendo assim, analise calmamente se vale, realmente, à pena investir uma grana no sistema Tubeless só para ganhar um pouco mais de conforto, pois o custo pode ser alto se não atender às suas expectativas. Troque uma ideia com seu mecânico de confiança e bons pedais!