Medo de pedalar no asfalto

  • por
Você tem medo de Pedalar no asfalto?

Muita gente que pedala tem um medo enorme de pedalar no asfalto, por se sentir inseguro. Será que procede esse medo todo? Vamos ponderar algumas coisas aqui, lembrando que eu pedalo, também, no asfalto.
Primeira coisa que devemos analisar é que no asfalto vamos dividir espaço com veículos maiores e mais rápidos, e por isso TODA a atenção é necessária, pois somos o elo mais fraco. Também devemos sempre andar em fila indiana, ou seja, um atrás do outro, nunca dois ciclistas lado a lado, somente quando ultrapassarmos. Lembrando que no caso de se pedalar de MTB no asfalto isso se torna ainda mais fundamental, afinal o guidon da MTB é muito mais largo que da Speed, fazendo com que sua bike ocupe ainda mais espaço na pista de rolamento.

Mas espere aí, na estrada de chão eu posso andar mais “tranquilo” porque não tem movimento? Na realidade não, pois a qualquer momento pode acontecer um encontro com um carro vindo na contramão de direção, e possivelmente ele também – assim como você – pode achar que “a estrada é só dele” e aí o acidente é certo.

A grande diferença – na minha opinião – entre asfalto e chão, é que no asfalto nós, ciclistas, andamos o tempo todo ligado no trânsito, por sentirmos o risco mais iminente, e na estrada de chão temos a falsa sensação de segurança, por achar que não tem movimento, e isso faz com que estejamos mais suscetíveis a um acidente na estrada de chão do que no asfalto, mas não percebemos isso.

Andar na estrada de chão é super legal, vemos paisagens lindas, andamos um ao lado do outro, geralmente conversamos muito, mas os riscos estão lá, e conheço casos de ciclistas que se acidentaram feio.
No asfalto, geralmente quem anda é para treinar, busca-se uma melhora de performance, e por isso, na maioria das vezes, quem pedala no asfalto não “passeia”, e está o tempo todo atento.
Além disso, pra quem pedala para manter a forma física ou mesmo por diversão, mas com o período de chuvas não está em condições de ir para o estradão de terra, vá para o asfalto, sem medo, mas respeitando o asfalto, e aproveite as vantagens desse pedal, entre elas andar com uma velocidade média maior (mesmo passeando, afinal o piso é liso e isso ajuda no ganho de velocidade) e claro, para quem tem pouco tempo, é um pedal mais rápido, o treino é melhor aproveitado.
Não podemos deixar também de nos preocupar em sermos vistos, então, roupas coloridas e sinais visuais, piscas, faróis de boa qualidade em caso de pedal noturno, isso tudo aumenta sua segurança, não esqueça!
Ou seja, não deixe o medo te paralisar, não perca a razão por conta dele. Experimente um pedal no asfalto, tomando todos os cuidados possíveis, e tire suas conclusões. Será que é tão perigoso assim mesmo? Acredito que não. Bora pedalar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *