Ela é geralmente vítima de preconceito e vista como “perigosa” por muitos ciclistas vindos do MTB, e em alguns casos os adjetivos aos seus usuários chegam a ser pejorativos, estou falando da “SPEED”. E quem já usou uma SPEED para treinar com certeza mudou de opinião – ou passou a odiar ferrenhamente – pois andar de SPEED é outro esporte, totalmente diferente de andar de MTB, pois os conceitos são opostos, pelo menos é essa a minha visão.
Não farei aqui comparações entre as modalidades, pois não é esse o objetivo desse texto, farei sim um depoimento a favor da SPEED, uma modalidade ciclística que existe há mais de cem anos, e que é, possivelmente, “mãe” de todas as outras.
Andar de SPEED é uma opção para quem gosta de curtir um pedal com velocidade, um pedal onde não se “passeia”, se pedala, geralmente com um objetivo de melhora de performance, seja só por melhorar o seu pedal ou para competir. É um pedal “limpo”, na maioria das vezes rápido, em que você não para de pedalar, mantém uma cadência alta o tempo todo, seja subindo ou descendo, afinal você quer “correr”, buscar o seu limite o tempo todo.
Alguns vão falar, nossa! que chato! que coisa sem graça!… e é aí que a gente se engana, pois tudo é bom, ou tudo é ruim, depende do ponto de vista.
É tão legal quando você sai pra rodar de SPEED e consegue ser mais rápido do que você foi na última vez que passou naquele ponto, ou quando consegue manter por mais tempo aquela sensação de coração acelerado, se sentindo “forte”, um verdadeiro ciclista profissional.
Talvez a maioria que pedala somente de MTB vá dizer que não curte correr, etc, mas todos queremos subir aquele morro que um dia empurramos, e que nos deixou extremamente fadigados, e nessa hora um treino de SPEED ajuda demais.
E isso faz você gostar de pedalar na SPEED, quando vai andar de MTB, ela está mais “leve”, porque você para de pedalar e se recupera com mais facilidade, aquele morro que antes era sofrido parece ficar “menor”, justamente porque você melhorou seu condicionamento usando a SPEED.
E aí você passa a gostar de sofrer na SPEED, e vai passar a tirar fotos também nela, e curtir o pedal, por mais ”sofrido” que seja.
Aqui na região, temos nossas “pistas de treinamento” que geralmente são as estradas de Itamarati de Minas e Santana de Cataguases, onde com certeza você já viu muitos speedeiros andando, sem contar os pedais na BR-116, sentido Além Paraíba ou Muriaé, saindo de Leopoldina. Como diz um amigo meu, “mágico”, “surreal”.
Posso dizer com certeza que a SPEED é uma bike desafiadora, divertida e que se você tiver vontade de pedalar, muito rápida. Vale à pena experimentar, eu garanto!
Leia também: Medo de pedalar no asfalto